História do Judô

O Kodokan foi fundado em 1882 pelo finado Prof. Kano , que foi quem criou o Judô. O Judô derivou-se do Jujutsu ,que tem muitos nomes e escolas (estilos). O Jujutsu é uma arte de ataque e defesa sem o uso de nenhuma arma ou instrumento a não ser o próprio corpo.

O Prof. Kano adotou o que havia de melhor de todos os estilos de Jujutsu , fastou as partes perigosas, estabelecendo assim o novo Judo do Kodokan baseado em seus próprios estudos e classificação. Ele começou com apenas nove alunos em um dojô de doze tatames. Em poucos anos, o Jodo do Kodokan foi reconhecido como sendo excelente uma vez que seus alunos superaram os atletas do Jujutsu no Campeonato Policial Bujitsu. Este foi de fato o primeiro degrau para um rápido progresso futuro.

O Prof. Kano promoveu o judô como prática esportiva que poderia ser praticada em todo o país. Avançando com a organização do Kodokan e formulando as normas do Judô, ele tornou-se o primeiro membro Asiático do Comitê Olímpico Internacional em1909 e trabalhou para a difusão do Judô por todo o mundo.O Judô tornou-se uma modalidade oficial nos Jogos Olímpicos de 1964, apoiado pelos adeptos do Judô e promotores esportivos de todo o mundo. Ele é, nos dias de hoje, um esporte muito popular em quase todos os países do mundo.

Biografia

Entra na Universidade Imperial de Tóquio em 1877; torna-se aluno do mestre Fukuda (jiu-jitsu); em 1878, funda, o primeiro clube de basebol do Japão (Kasei Baseball Club); em 1879 estudo ju-jitsu na escola do mestre Iso; em 1881 é licenciado em letras e estuda o ju-jtsu da escola Kito; em 1882 termina os seus estudos de ciências estéticas e morais e funda em fevereiro deste mesmo ano a sua escola, o Kodokan, e em agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres; em 1884 é adido ao Palácio Imperial; em 1885 obtém a 7ª categoria imperial; é nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres, passando a reitor do mesmo dois anos depois; de 1889 a 1891 percorre a Europa como adido ao ministério do Ministro da Educação Nacional e diretor da Escola Normal Superior, em setembro de 1893, foi nomeado secretário do Ministro da Educação Nacional; em 1895, obtém a 5ª categoria imperial; cria em 1897, a Sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki, Zenichi, etc., para a cultura dos jovens; edita a Revista Kokusiai; em 1898 é diretor da Educação primária, no ministério da Educação Nacional; em 1899, torna-se presidente da comissão do Butokukai (Centro de Estudos das Artes Militares); em outubro de 1905, obtém a 4ª categoria imperial; funda em 1907 no Butokukai os três primeiros katas do Judô; em 1909, modifica os estatutos da Kodokan, tornando-o uma sociedade pública; torna-se o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional; em 1911 é eleito presidente da Federação Desportiva do Japão; em 1912 e 1913 é enviado em missão cultural à Europa e à América; funda em 1915 a revista do Kodokan e recebe neste mesmo ano, do rei da Suécia, a medalha dos 7º Jogos Olímpicos; em 1920 consagra-se inteiramente ao Judô; em 1921 demite-se da presidência da Federação Desportiva do Japão; em 1922, passa a ter lugar na Câmara Alta; em 1924 é nomeado professor honorário da Escola Normal Superior de Tóquio; em 1928 participa na assembléia geral dos Jogos Olímpicos e nos próprios jogos; em 1932 desloca-se aos Estados Unidos para assistir aos Jogos Olímpicos; torna-se conselheiro do Gabinete de Educação Física do Japão; participou por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos, no qual lançou os convites para os jogos japoneses (1932 – 1934); em 1936 assiste aos X! Jogos Olímpicos de Berlim; a 4 de maio de 1938, morre a bordo do navio que o transportava ao Cairo onde se realizava a assembléia geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos; recebe o título póstumo de 2º Grau Imperial.
Outras imagens do professor Kano

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: